quarta-feira, 4 de maio de 2011

FAMILIA FREITAS

O sobrenome Freitas é de origem portuguesa, remetendo esse nome ao final da idade média e inicio da idade moderna.Quanto ao brasão, segundo documentos antigos, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ao vassalo Diogo Gonçalves que teria contribuido com o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal e assim D. Afonso I, deu a Diogo Gonçalves boas terras e o brasão, que tem cinco estrelas com seis pontas de ouro sobre um campo vermelho, Diogo tinha o apelido Freitas, como se ele viesse de uma terra chamada Freitas, o apelido foi passado aos seus filhos.


Outra família a usar o nome Freitas foi uma família de origem alemã chamada Freitag, em alemão Frei, significa livre, e tag, que significa dia, sendo assim dia da liberdade, Freitag ganhou varias alterações de acordo com o país na qual esta família imigrou, como, Freiday na Inglaterra, no Brasil alguns imigrantes alemães e austríacos com este sobrenome passaram a usar Freitas.

João Batista de Freitas era filho de Azarias Candido de Freitas e de Norvina Rocha Figueiras que anteriormente fora casada com Ovideo Cardoso vindo a falecer posteriormente ficando a senhora Norvina viúva que passado certo tempo casa-se com seu Azarias.
AZARIAS CANDIDO DE FREITAS

AZARIAS E SUA ESPOSA NORVINA

João Batista era o caçula de 6 irmãos:Zacarias o mais velho, seguido por Napoleão, Maura, Mario de FREITAS, Terezinha E FINALMENTE JOÃO BATISTA.

João batista nasceu em Uberlândia no dia 1 de Outubro de 1937, ano em que o atual presidente da república Getúlio Dornelas Vargas outorga uma constituição instituindo uma ditadura no Brasil nos moldes das ditaduras facistas.Em meio dessa turbulência política uma familia permanesse unida e compouco tempo se muda pra cidade de Ituiutaba na qual se estabelecem quase que permanentemente.

estadio juca ribeiro de uberlândia em 1930

5 comentários:

  1. Pessoal meu avô se chamava João Martins de Freitas nasceu em Uberlândia e se mudou para santa vitória gostaria de saber se temos algum parentesco,grato.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal meu avô se chamava João Martins de Freitas nasceu em Uberlândia e se mudou para santa vitória gostaria de saber se temos algum parentesco,grato.

    ResponderExcluir
  3. agora fiquei muito confuso minha bisavo tinha o sobrenome freitas , e germanico ou portugues ??????

    ResponderExcluir
  4. pois minha avó e filha dela ,e ela tem olhos azuis , pele clara e cabelos castanhos claros

    ResponderExcluir